Bussaco recebe Prémio Cinco Estrelas
A Mata Nacional do Bussaco é reconhecida e premiada com o galardão Prémio Cinco Estrelas Regiões. Esta distinção, que apresenta os principais recursos patrimoniais e marcas regionais de excelência em Portugal, apresenta este ano, na sua 5ª edição, a Mata Nacional do Bussaco na categoria Reservas/ Paisagens/ Barragens.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões procura valorizar e dar a conhecer o melhor de cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, manifestações culturais, monumentos e património, entre várias outras categorias. Esta identificação é consolidada através de uma metodologia que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os 5 principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão (Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação), em 3 fases de avaliação distintas e complementares: Focus Group e Comité de Avaliação; Testes de Experimentação e Estudo de Mercado à Marca. Foram 425.000 os consumidores portugueses envolvidos este ano na avaliação dos prémios.
A Fundação Mata do Bussaco, na sua missão de gestão integrada do património florestal, histórico, cultural, religioso e militar que se combina de forma particularmente rica e diversificada nesta mata nacional, reconhece a importância do Prémio Cinco Estrelas Regiões para potenciar a divulgação, o desenvolvimento e a visitação deste espaço singular.
Conjugando património natural e património edificado, o Bussaco é o reflexo de uma simbiose perfeita que resultou da intervenção religiosa, da Ordem dos Carmelitas Descalços, e, posteriormente, no período secular (laico), da intervenção estatal. Esta, toma forma pela construção do “Bussaco Romântico”, manifestada pelos movimentos culturais europeus do século XIX-XX. O Bussaco é, nesta altura, aberto ao público e concretiza-se o acréscimo de mais 15 hectares de terreno, totalizando os 105 hectares atuais. Ao longo deste período, destaca-se a construção de alguns chalés e posteriormente do Palace-Hotel, edifícios que, a par dos jardins, conferem uma aura romântica à Mata do Bussaco.